domingo, 8 de novembro de 2009

Capítulo 1 - Dos Estados Unidos a Juazeiro do Norte!

I PERÍODO – Como a Mensagem chegou até nós? 1958-1973

"A Igreja Adventista do Sétimo Dia é um movimento profético comprometido com a exaltação da pessoa e obra de Jesus Cristo e com o processo de restauração final dos ensinos bíblicos."[1] Alberto R. Timm

O fim do século 18 e o início do 19 viram um reavivamento mundial sobre a segunda vinda de Cristo. "Muitos intérpretes protestantes ficaram convencidos, mediante estudo das profecias bíblicas, de que Cristo voltaria provavelmente ao redor da década de 1840... o batista Guilherme Miller, de Low Hampton, Nova Iorque" [2] fundador e maior expoente do Adventismo nos EUA[3] "começou a pregar suas idéias em 1831" e teve a adesão de vários "líderes evangélicos", transformando "o Millerismo em um dos movimentos religiosos mais influentes na América do Norte daquela época."[4]

A base do Adventismo era Daniel 8:14: "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs e o Santuário será purificado". Como um dia profético equivale a um ano literal (Números 14:34; Ezequiel 4:5, 6) e o período começa no ano do decreto da reconstrução de Jerusalém (Daniel 9:25/457 a.C.) descobriu-se que se estenderia a 1844 quando o Santuário, que se acreditava ser a Terra, seria purificado pelo fogo da segunda vinda de Cristo.[5]

Como Jesus não veio, "o grande desapontamento" dividiu o movimento em várias direções. Após estudo profundo das Escrituras, um pequeno grupo conclui "que o término das 2.300 tardes e manhãs apontava não para a segunda vinda de Cristo, mas para o início de uma nova fase no sacerdócio de Cristo no santuário celestial (Daniel 7:9-14; Apocalipse 11:14) bem como para o começo da proclamação das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12"[6].

Na manhã de 23 outubro, Hirão Édson, ao cruzar um campo de trigo compreendeu que, naquele ano Cristo não retornaria a terra, mas passava do lugar santo para o santíssimo do santuário celestial e fazia surgir um movimento para profetizar "a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis."(Apocalipse 10:11).

O ano de 1844 também foi significativo para a família de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana. No dia 24 de março, na cidade do Crato, Ceará, nasceu o menino que mais tarde seria chamado Padre Cícero e que fundaria a cidade de Juazeiro do Norte. Ele também seria considerado uma voz "profética" para milhares de nordestinos. [8]

Surgia com um punhado de crentes oriundos do movimento milerita (liderados pelo casal Tiago e Ellen White e José Bates o "movimento adventista sabatista" que, em 1860 adotou o nome "Igreja Adventista do Sétimo Dia" e em 1863 organizou-se através da Associação Geral para levar o "evangelho eterno a cada nação, e tribo e língua e povo." (Apocalipse 14:6).

Brasil - Após espalhar-se pelos EUA e América do Norte a mensagem adventista, até o final do século XIX, alcançou os continentes europeu, australiano, africano e asiático [11]. Nesse mesmo período chegou ao Brasil (1884) através de um pacote de literatura, contendo 10 revistas em alemão ("A Voz da Verdade") enviadas "dos Estados Unidos... ao porto do Itajaí, Santa Catarina."[9]

A mensagem "propagou-se, inicialmente, entre os imigrantes alemães [e] o primeiro núcleo de adventistas* surgiu neste país em decorrência da leitura" dessas publicações [10]. Em 1890 Guilherme Belz tornou-se o primeiro a aceitar o sábado pela leitura do Comentário do livro de Daniel de Uriah Smith e começou a guardá-lo com a família. [11] Outros começaram a fazer o mesmo e logo surgiram grupos de guardadores do sábado.

Em maio de 1893 chegou o primeiro missionário - o colportor Albert B. Stauffer. Com a chegada de William Henry Thurston e esposa, que montaram um depósito de livros no Rio de Janeiro o trabalho da colportagem se desenvolveu mais facilmente.

Em 1985 o pastor Frank Henry Westphal veio realizar os primeiros batismos, começando em São Paulo (abril de 1895) com Guilherme Stein Jr (convertido pelo livro O Grande Conflito) e depois Santa Catarina [12]. Em seguida a mensagem passou a ser divulgada também aos de fala portuguesa e espalhou-se rapidamente por cada canto do País.

"A primeira igreja adventista foi organizada em 1895, na localidade catarinense de Gaspar Alto". [13]

Ceará – "Os primeiros adventistas que estiveram nesta região foram os colportores André Gedrath e Zacarias Rodrigues, na década de 30. Em 1935 chegaram em Fortaleza os missionários Léo Blair Halliwell e Samuel Thomas. Alugaram o cine Rex... e iniciaram uma série de conferências". Ao final "o obreiro bíblico Manuel Pereira da Silva substituiu o Pr. Samuel Thomas.

A Missão foi organizada em 1937 com 29 membros batizados... Na época o território compreendido era o Ceará, Piauí e Maranhão. O primeiro batismo foi realizado no dia 6 de maio de 1939, na Lagoa da Parangaba, contando com 15 pessoas, são elas: Os irmãos André Gedrath e Zacarias Gedrath; Manoel Pereira; Francisco Vidal de Negreiros, sua esposa Luíza Vidal de Negreiros e sua filha Neuza Gomes; Raimundo Fialho, sua esposa Nazareth Fialho, e seu filho Francisco Fialho; Vicente Souza Lima; Valquírio Souza Lima e sua esposa Argentina Lima; Bento Bernardino da Silva; Josefa Silva e seu filho adolescente. Foi oficializado pelos pastores Léo B. Halliwell e R. Wilcox."

A primeira Assembléia Bienal foi realizada em 1963, em Fortaleza. Em 1989 foi inaugurada a nova sede e na Assembléia Trienal daquele ano, ocorreu a divisão da Missão, passando o Maranhão a pertencer a Missão Maranhense. [14]

Atualmente a Missão Costa Norte possui 38.301 membros, divididos em mais de 500 igrejas, formando 38 distritos. O grande alvo para o quadriênio é transformá-la em associação e criar a Missão do Piauí.

A mensagem adventista é representada por três anjos voando pelo meio do céu (ver Apocalipse 14:6-13). O Adventismo estabeleceu-se em Juazeiro do Norte por três meios diferentes: O trabalho dos pastores, da imprensa (colportagem e rádio) e, sobretudo do ministério leigo.

Você já se perguntou como a mensagem adventista chegou na "Terra do Padre Cícero"? Quais foram os pioneiros? Que desafios enfrentaram? Como o adventismo expandiu-se tanto com sua doutrina tão distinta? Tenha a resposta agora. Embarque nessa aventura de fé!

Referências:

[1]. Alberto Timm é Ph.D., diretor do Centro de Pesquisas Ellen G. White do Brasil, diretor do Centro Nacional de Memória Adventista e Professor de Teologia no Instituto Adventista de Ensino – Campus 2 (Citado em A Chegada do Adventismo ao Brasil, Michelson Borges, Depoimentos)
* Segundo Alberto Timm existem registros de adventistas no Brasil antes disso16 (Ver Revista Adventista, Alberto R. Timm, Janeiro de 2005 pág. 13,14)
[2] Revista Adventista, junho de 2002, pág.8.
[3] George Night, Uma igreja mundial, (Casa Publicadora Brasileira: Tatuí, São Paulo, 2000), pág. 9-24.
[4] Revista Adventista, junho de 2002, pág.8. Revista Adventista, junho de 2002, pág.8. Segundo Victor Casali, 300 ministros se uniram a Miller. Chegaram a ter auditórios de 15.000 pessoas. Editaram umas 50 revistas diferentes, com uma tiragem total de 5.000.000 em 1844. Mais de 50.000 pessoas aceitaram a mensagem da volta de Jesus. Revista adventista, agosto de 1994 (Tatuí: São Paulo, 1994), pág.8. Já Alberto Timm afirma terem sido 200 ministros ordenados e aproximadamente 2.000 pregadores voluntários, chegando o adventismo a ter 50 mil e 100 mil adeptos formais, além de um milhão ou mais de espectadores cépticos. Revista Adventista, junho de 2002, pág. 9.
[5] Ellen G. White, Ver O Grande Conflito, capitulo 23.
[6] Revista Adventista, junho de 2002, pág. 8,9.
[7] Boletim do Insituto Cultural Do Vale Caririense – Juazeiro do Norte-Ceará-Brasil, 2003. Célia Magalhães. Pág. 65.
[8] História de nossa Igreja, capítulos 39-48.
[9] Revista Adventista, janeiro de 2005, pág., 13.
[10] Idem pág.13.
[11] Revista adventista, novembro de 2005, pág.9.
[12] Ruy Carlos de Camargo Vieira, Vida e obra de Guilherme Stein Jr.– raízes da Igreja Adventista do sétimo dia no Brasil. (Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1995), pág. 136.
[13] Felipe Lemos, Revista adventista, março de 2006, pág.25.
[14] Baseado em Histórico cedido pela Missão Costa Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário